Douradenses acionam Ministério Público contra 'neve de milho'

Moradores de Dourados estão convivendo diariamente com fuligem de partícula de milho

O DOURANEWS


Em Dourados está sendo difícil manter as casas limpas devido à terra vermelha característica da região. Mas para os moradores do Jardim dos Cristhais a situação é ainda pior. Isto porque eles estão convivendo diariamente com fuligem, mas não é aquela preta de queimada. É uma fuligem de partícula de milho.

Conforme os moradores, essa fuligem é de partículas de milho vindas de uma indústria de frango que fica na região. Eles reclamam do transtorno porque as casas não param limpas em uma situação que vem de pelo menos seis anos. Eles apelidaram a fuligem de “neve de milho”.

 
Os moradores fizeram um abaixo-assinado e juntaram várias fotos e vídeos. O material foi protocolado no Ministério Público Estadual. O Iman (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) também chegou a ser acionado pelos moradores.

O Iman informou que desde 2018 foram instaurados procedimentos administrativos para apurar essas denúncias.

A empresa chegou a responder para o Iman que atendeu algumas determinações para conter as partículas de milho, como a implantação de uma cortina arbórea no entorno das lagoas de tratamento como método para contenção de odores, monitoramento das emissões atmosféricas, realização de estudos para identificar os impactos da emissão de odores. Mas o fato é que essa dispersão de poeira ainda é uma realidade.

A reportagem do Primeira Página, também tentou contato com a empresa para saber se outros procedimentos serão adotados, mas não teve resposta até o fechamento desta edição.



COMENTÁRIOS