Ex-Liverpool arrisca milhões em impostos em caso de saída da Arábia Saudita

Com salário líquido igual ao bruto no Al-Ettifaq, Henderson pode ser taxado em R$ 165 milhões se voltar à Inglaterra. Jogador de 33 anos estaria arrependido da ida para futebol saudita

| GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE


Time Saudita 'descolore' braçadeira arco-íris de Henderson em vídeo de apresentação

Deixar a Arábia Saudita tão rápido e voltar para a Inglaterra pode sair caro para Henderson. Contratado pelo Al-Ettifaq há seis meses, o meia inglês ex-Liverpool pode ter que pagar 26,46 milhões de libras (R$ 165 milhões) em impostos ao governo britânico, caso realmente retorne ao país natal, conforme informado pelo portal "The Athletic". Atualmente, o jogador de 33 anos tem seus ganhos livres de taxação no Oriente Médio e estaria arrependido da mudança na carreira.

+ Confira a tabela do Campeonato Saudita

De acordo com a imprensa britânica, Henderson ganha 700 mil libras por semana no Al-Ettifaq, livres de impostos. Esse cenário segue inalterado caso ele honre os dois primeiros anos do seu contrato de três temporadas, senão será taxado em 20%. No Reino Unido, no entanto, a taxação é de no mínimo 47%, incluindo o imposto de renda e a contribuição para a previdência social.

De acordo com um especialista ouvido pelo "The Athletic", para Henderson não sofrer uma taxação quando voltar à Inglaterra, ele precisa continuar a morar fora do país até abril de 2025. Isso respeitaria a regra de isenção de imposto para um não residente britânico: do dia de saída até o fim do restante do ano fiscal e de todo o ano fiscal seguinte.

O diário pontua que o jogador e sua família tiveram dificuldade para se adaptar à nova vida no Oriente Médio - os familiares de Henderson moram na fronteira da Arábia com o Bahrein, a cerca de uma hora de distância do clube. Inicialmente, ele estaria pensando em cumprir o contrato de três anos assinado no mês de julho. Porém, segundo o "Athletic", "seu sentimento de desilusão se aprofundou consideravelmente".

Ajax no páreo

Já existem interessados em Henderson no caso de o jogador receber o sinal verde do Al-Ettifaq para uma negociação na atual janela de janeiro. Um deles é o Ajax, da Holanda, segundo o jornalista Fabrizio Romano, especializado no mercado de transferências.

Trocando a Arábia Saudita por um clube da Europa, mas de fora do Reino Unido, Henderson conseguiria manter o status de não residente britânico.

Jordan Henderson deixou o Liverpool depois de 12 temporadas defendendo o clube, onde chegou em 2011, vindo do Sunderland. Ele ainda tinha dois anos de contrato com a equipe quando foi procurado pelo Al-Ettifaq, a pedido do técnico Steven Gerrard. Na Arábia, ele disputou 19 jogos, dando cinco assistências e não marcando nenhum gol. O Al-Ettifaq é o oitavo colocado na liga saudita, longe da disputa no topo da tabela.



COMENTÁRIOS