Futebol
'Como é possível?': uruguaio do Palmeiras revela que até Bielsa se impressionou com Abel Ferreira
O trabalho vitorioso de Abel Ferreira no Palmeiras despertou interesse de Marcelo Bielsa, um dos técnicos mais influentes do futebol mundial nas últimas três décadas. O argentino, que é considerado uma referência para nomes como Pep Guardiola, Mauricio Pochettino e Jorge Sampaoli, foi buscar informações sobre o português.
É o que revelou o lateral-esquerdo Joaquín Piquerez, do Verdão, que é comandado por Bielsa no seleção uruguaia.
'O Bielsa falou muito do Palmeiras e elogiou o nosso treinador. O Abel é um cara f***, que vem ganhando tudo faz anos, é a força do nosso no time. [Bielsa] Falou que [o Abel] é um cara ganhador. Que geralmente, quando um time ganha, os outros começam a pegar o jeito de como joga, mas falou que o Abel sempre tem um jeito para continuar ganhando', disse ao ESPN.com.br o atleta de 25 anos.
Admirador das ideias de Bielsa, Abel conversou depois com o lateral para saber como é o trabalho do argentino e ficou bastante lisonjeado ao saber dos elogios recebidos.
'Foi um dos treinadores que segui. Perguntei ao Piquerez o que ele faz na seleção. Quando voltou, ele me contou que o Bielsa perguntou: 'Como é possível o teu treinador ganhar tanto de forma consecutiva?' Eu digo que temos bons jogadores e boas estruturas. Fico feliz em saber que um treinador desta dimensão está interessado no nosso trabalho', afirmou à ESPN o comandante português.
Destaque do Palmeiras na temporada, Piquerez foi chamado para a seleção uruguaia e passou a conviver mais de perto com Bielsa. No período, ele conheceu as peculiaridades do treinador argentino, conhecido pela obsessão no trabalho.
'Quando ele começou, chamou todos os jogadores uma ou duas vezes por semana. Ele analisava o jogo de cada um de nós em nossos times. Acho isso muito f***, porque ele se preocupava. É um cara que vive 100% para o futebol', afirmou.
O lateral disse que o técnico é muito exigente na parte tática e pede muita intensidade durante os 90 minutos.
'Você tem que estar muito bem fisicamente para poder responder ao que ele quer. É a maneira de ele jogar, não importa o que o rival faça o seu jogo, seja contra quem for. E acho que ficou demonstrado porque o Uruguai ganhou do Brasil e da Argentina. Está formando um elenco muito forte e espero que continue assim', disse.
O Uruguai está na segunda posição das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, com 13 pontos.
assessoria