Lia Nogueira prestigia ações contra violência doméstica

Deputada defende formas de enfrentamento do Governo


Lia Nogueira, com Riedel, durante lançamento de ações - (Foto: Divulgação)

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) participou nesta segunda-feira (7) do lançamento da maior ação de enfrentamento à violência doméstica e familiar de Mato Grosso do Sul. O conjunto de ações faz parte do "Agosto Lilás 2023", do Governo do Estado, com foco principal na Educação e Cidadania, e cria mecanismos de proteção e estabelece uma forma de distanciamento e vigilância do agressor em relação à vítima.

Lia Nogueira entende que não há outra forma de combater a violência familiar sem a participação de todos os setores da sociedade e que isso passa também pela educação e precisa de um olhar atento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A parlamentar lembrou que as conquistas das últimas décadas foram um avanço, mas não suficientes para acabar com a violência, porém serviram para punir os agressores e proteger as vítimas e, por isso, destacou a iniciativa adotada agora pelo governador Eduardo Riedel, a quem cumprimentou durante o ato.

 
“Educando as novas gerações com a cultura da não violência e a valorização do ser humano, teremos uma nova mentalidade em relação às mulheres e as minorias. Ações como as que estão sendo implementadas no Mato Grosso do Sul nos trazem esperança de um futuro muito melhor e com menos desigualdade e violência”, disse a deputada.

Ciclovia na MS-156

A deputada Lia Nogueira (PSDB) solicitou ao Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Seilog (a Secretaria de Infraestrutura e Logística), a realização de um estudo de viabilidade para a construção de uma ciclovia na rodovia MS-156, no trecho entre os municípios de Itaporã e Dourados.

Lia Nogueira explicou que o trecho, de 16km de extensão, tem fluxo intenso de veículos, o que coloca em risco a vida de ciclistas e pedestres, principalmente dos moradores que residem e trabalham em municípios diferentes.

“Essa é uma solicitação que atende ao pedido da comunidade da região. [A construção de] ciclovias são obras de baixo custo e que impactam positivamente na mobilidade da população, que utiliza este meio de transporte para trabalhar ou praticar exercícios físicos, o atendimento desta proposição vai proporcionar melhores condições de segurança e bem estar para todos os ciclistas e usuários da via”, ressaltou a deputada.

 

assesssoria.



COMENTÁRIOS