Policia
Dois são presos em flagrante vendendo 1,5t de carnes impróprias para consumo
Durante uma ação conjunta na manhã desta quarta-feira (15), na região central de Laguna Carapã, foram apreendidos e destruídos mais de 1,5 toneladas de produtos de origem animal ilegais. Dois comerciantes, de 56 e 60 anos, foram trazidos para Dourados e presos em flagrante e sem direito a fiança.
No comércio do homem de 60 anos, foram encontrados no balcão expositor e câmara fria carnes bovinas fruto de abate clandestino, fato confirmado pelo indivíduo. No local foram apreendidos 392,96 kg de carne bovina; 6,2 kg de linguiça toscana e 5,3 kg de linguiça caseira.
Já no estabelecimento do homem de 56 anos, foram encontrados 1.108,5 kg de produtos de origem animal sem a inspeção dos órgãos competentes.
O indivíduo afirmou que os produtos não possuíam nota fiscal e quanto a carne bovina, o animal havia sido habito em sua propriedade rural de maneira artesanal.
Neste foram apreendidos 449,6 kg de carne bovina; 278,5 kg de frango; 37,1 kg de carne suína; 170,9 kg de linguiça; 4,7 kg de mortadela; 101,7 kg de salsicha; 21,7 kg de pescado; 17,1 kg de muçarela/presunto; 15,8 kg de hamburguer; 1,8 kg de tripa; 10,5 kg de queijo; 5 lts de leite e 66 dúzias de ovos.
A ação foi realizada pelas Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) e Vigilância Sanitária (Visa) Municipal de Laguna Carapã, foi deflagrada nesta manhã em combate ao comércio clandestino de produtos de origem animal, onde foram vistoriados comércios no município.
Todos os produtos ilegais foram apreendidos e destruídos no aterro sanitário do município.
Os comerciantes foram transferidos para Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) de Dourados, onde foram autuados em flagrante no crime contra relação de consumo, aplicado a quem vender, expor, ter em depósito ou entregar matéria-prima ou mercadoria em condições improprias ao consumo.
douradosnews
Jhonatan Xavier e Osvaldo Duarte