Fiscalização do Crea percorre mais de 201 mil km em MS

Trabalho resultou em mais de 100 vistorias diárias em todo o Estado


Ações de combate a obras irregulares em todos os municípios - (Foto: Divulgação)

Em 2022, os agentes de fiscalização do Crea-MS, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado, impediram a realização de 3.516 atividades em desacordo com a legislação. Nos 79 munícipios de Mato Grosso do Sul, que são visitados semanalmente pelos agentes, foram realizadas 27.273 ações de fiscalização, ou seja, uma média de 109 fiscalizações diárias, considerando os cerca de 250 dias úteis de 2022. Com uma frota de 19 veículos, seis deles renovados em 2022, os 18 agentes de fiscalização percorreram 201.400 quilômetros, o equivalente a cinco voltas inteiras ao planeta Terra.

Atividade finalística do Crea-MS, o combate ao exercício ilegal de atividades restritas a engenheiros, engenheiros agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos e técnicos de segurança do trabalho, é realizado com o objetivo de garantir a segurança da sociedade, ao mesmo tempo em que fomenta, por meio da contratação de pessoas legalmente habilitadas, um melhor mercado de trabalho para esses profissionais.

O gerente do Departamento de Fiscalização, Thiago Ovando, destaca que o Canal de Denúncias disponibilizado pelo Conselho está se consolidando com um importante meio para que a sociedade contribua com o trabalho. “Em 2022 recebemos e apuramos 396 denúncias, informações estas que diariamente chegam ao Conselho. O sistema de informação criado para recepcionar essas denúncias possibilita seu acompanhamento, tanto internamente pelos fiscais da nossa equipe, quanto externamente, por quem as enviou”, explica.

 
Para este ano, de acordo com Thiago Ovando, serão realizadas ações intensivas de fiscalização segmentadas por áreas. “Além do trabalho diário e habitual, concentraremos a atuação em hospitais, casas noturnas e locais de eventos, além de buscar apoio de outras instituições como o Corpo de Bombeiros, por exemplo, para que possamos realizar fiscalizações preventivas e integradas”, finalizou. 

 

Douranews..



COMENTÁRIOS