Dourados é destaque no carnaval de Corumbá

Em 20 alas, com 800 componentes, cidade é homenageada


Momento família: a mãe do prefeito Alan Guedes na avenida - (Foto: Reprodução/Youtube)

A Unidos da Major Gama reuniu 800 componentes nas 20 alas distribuídas no começo da madrugada desta terça-feira (21) pela avenida central de Corumbá no desfile em que homenageou Dourados com o enredo “Portal do Mercosul, a cidade que é só felicidade’. A escola contou a história de Dourados bem antes da criação do município. 

O povoado começou a surgir em 1870 após a Guerra do Paraguai. A região era habitada pelas tribos Terena, Guarani e Kaiowá cuja presença dos descendentes é marcante até os dias atuais constituídos uma das maiores populações indígenas do Brasil e que 150 anos depois resistem, confinados em reservas.

De acordo com a Liesco, a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá, oito quesitos, com dois jurados cada, estiveram sob avaliação: bateria; samba-enredo; fantasias; alegorias; enredo; comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira e o conjunto harmônico (harmonia/evolução). Pelo regulamento, as agremiações tinham tempo mínimo de 55 minutos de desfile e máximo de 70 minutos para se apresentar na avenida.

Indígenas da comissão de frente da Major Gama, em Corumbá

A Major Gama cantou Dourados em pouco mais de 56 minutos, apresentando alas que projetavam festas tradicionais da cidade, como a do Peixe, a Expoagro, os Gaúchos, o JapãoFest, a ala das baianas com idosos dos Centros de Convivência da cidade e a forte presença indígena.

A mãe do prefeito Alan Guedes, dona Dora, era o destaque do carro alegórico que trazia a 'Mão do Braz', em homenagem ao monumento ao colono construído pelo ex-prefeito Braz Melo em referência aos municípios que ajudaram a formar a região da Grande Dourados.

 

Douranews.



COMENTÁRIOS