Brigada Guaicurus se firma como força estratégica

Programas avançados do Exército são aplicados em Dourados


Evento interno realizado na Brigada Guaicurus - (Foto: Franz Mendes)

Criada pelo Decreto Presidencial nº 26.297-A de 29 de janeiro de 1949, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), com origem em Campo Grande, ainda na 4ª Divisão de Cavalaria (4ª DC), no antigo Mato Grosso unificado, comemorou domingo passado seus 74 anos de criação.

Em 1980, como reflexo de novos materiais de emprego militar, a 4ª Divisão de Cavalaria foi extinta, sucedida pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Em 15 de dezembro de 1982, o Comando da 4ª Bda C Mec instalou-se em Dourados, no interior sul-mato-grossense, ficando em posição central em sua área de responsabilidade e mais próximo das suas organizações militares dispostas na linha de fronteira.

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada recebeu a denominação histórica “Brigada Guaicurus”, com o respectivo estandarte, onde estão presentes um cavalo rompante em negro e, de forma estilizada, os ramos de erva-mate e de palmeira, simbolizando a vegetação da área sob a responsabilidade da brigada. A denominação homenageia os indígenas da etnia Guaicuru, conhecidos como índios cavaleiros, pelo uso de cavalos em suas incursões e habilidade em montá-los. Os Guaicurú se autodenominavam 'eyiguayegui', traduzido por alguns como 'habitantes das terras das bocaiuvas'. Considerados os senhores das planícies entre os Rios Apa e Miranda, habitavam a região ao Sul do rio Miranda e dominavam as adjacências a leste do rio Paraguai.

 
Em 2015, 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada foi escolhida para executar o Projeto Piloto do Sisfron (Programa do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira), um dos programas estratégicos do Exército, que tem como propósito fortalecer a presença e a capacidade de monitoramento e de ação do Estado na faixa de fronteira terrestre, potencializando a atuação dos entes governamentais com responsabilidades sobre a área. 

O material recebido para a implantação do Sisfron, somados aos de outros Programas Estratégicos do Exército, como o do Cobra (Combatente Brasileiro) e o Forças Blindadas, trouxe uma sensível melhoria no nível de prontidão e operacionalidade da 4ª Bda C Mec.

Em busca da capacitação do pessoal militar para operar os modernos equipamentos recebidos, a 4ª Bda C Mec executa o preparo adequado dos seus profissionais, ensinando-os a superar os desafios dos conflitos atuais, aplicando uma nova metodologia de preparação e capacitação.

Em função de sua importância para o Exército, a 4ª Bda C Mec está relacionada como Força de Prontidão do Exército Brasileiro e é uma das cinco grandes unidades do Exército integrante da Força de Emprego Estratégico.

Além da missão principal, os militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada participam ativamente do cotidiano do município, em ações de apoio às ações de garantia da lei e da ordem, como a realização de eleições, vistoria no presídio, situações de falta de água, manutenção de estradas, campanhas de vacinação, combate e prevenção de endemias, e auxílio na situação de calamidade pública.

 

(Colaborou: Franz Mendes)

 



COMENTÁRIOS