HONRAS FÚNEBRES
Ex-combatente é enterrado após cortejo em carro aberto e homenagens
O corpo do ‘pracinha’ de Dourados, Januário Antunes Maciel, que morreu na segunda-feira passada (2/5) aos 100 anos de idade foi enterrado na manhã desta quarta-feira (4/5).
As horarias tiveram início com um cortejo entre a Igreja Deus é a Verdade, no bairro Vila Popular, até o cemitério Parque de Dourados, onde o ex-combatente da 2º Guerra Mundial recebeu homenagens antes do sepultamento,
Januário foi levado em veículo aberto do Corpo de Bombeiros Militar acompanhado de familiares, da 4º Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exercito Brasileiro, além de policiais militares e populares.
No cemitério, o veterano foi homenageado com ‘salva de tiros’. A cerimônia também realizou a entrega da bandeira do Brasil à esposa de Januário, Clotilde Rodrigues Antunes, 83.
Estas honras fúnebres são homenagens póstumas prestadas diretamente pela tropa aos despojos mortais de alta autoridade ou de militar da ativa, de acordo com a posição hierárquica que ocupava. As cerimônias têm como base dispositivos de portaria do Ministério da Defesa.
Januário Antunes Maciel nasceu em 10 janeiro de 1922, em Ponta Porã.
Ele integrou o 1º Regimento de Infantaria – Regimento Sampaio, da FEB, entre 23 novembro de 1944 a 22 agosto de 1945, tendo participado ativamente das batalhas de Monte Castello e La Serra, na Itália, dentre outras.
Pela participação na 2º Guerra Mundial, lutando ao lado dos aliados, foi condecorado com a Medalha de Campanha (Força Expedicionária Brasileira - FEB); Medalha do Mérito Força Expedicionária Brasileira (Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul - ALMS); Medalha da Vitória (Ministério da Defesa - MD); e Medalha Cruz Européia (Federação Italiana dos Combatentes Aliados – FIDCA).
douradosnews
Wender Carbonari e Gizele Almeida