Em Dourados, clínica veterinária é interditada por uma série de irregularidades

A interdição na clínica foi uma ação conjunta entre Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) e CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária)


Fiscalização constatou que nada funcionava na clínica. Foto: Ascom/Procon/MS

Em Dourados, um clínica veterinária foi interditada por meio de um ação conjunta envolvendo o Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) e o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária). A razão: diversas irregularidades.

Na Clínica Veterinária Império Animal, localizada no bairro Jardim Flórida, os fiscais encontraram medicamentos com prazo de validade vencido e impróprios para o consumo, além de estarem fracionados indevidamente, sem identificação e mantidos abertos. Todos os medicamentos foram descartados.

Para piorar a situação da Clínica Veterinária Império Animal, foram detectadas situações que se enquadram como abuso de animais. Isso porque, embora estivesse em funcionamento um centro cirúrgico no local, com animais operados, não foi apresentado medicamentos para emergência, como adrenalina e atropina, que são exigências mínimas para o funcionamento de um centro veterinário 24 horas. Além disso, não foram apresentadas notas fiscais de aquisição de anestésicos.

Na clínica, nada funcionava da maneira correta
E as irregularidades não pararam por aí. A fiscalização também não encontrou medicamentos de uso controlado, que são fundamentais para o tipo de serviço prestado, ficando o questionamento quanto à sedação adequada dos animais para os procedimentos realizados pela clínica. No local foram encontrados vazamentos de água em situação de chuva, com fiação exposta a água, ausência total de ventilação e ausência de esterilização do ambiente, assim como ausência de equipamento exigido.

Na “ala de internação” da clínica, a fiscalização do Procon/MS e CRMV ficaram assombrados quando se depararam diante de animais com doenças infectocontagiosas junto a outros com doenças sem gravidade, sem nenhum critério de separação. Ao constatar que a Clínica Veterinária Império Animal não possui a autorização do CRMV/MS para operar em caráter emergencial e para funcionar por 24 horas, além de não possuir um responsável técnico devidamente qualificado, o Procon/MS e CRMV suspenderam o funcionamento do local.

 

midiamax.



COMENTÁRIOS