Saúde
Sem seguir o Estado, Dourados libera abertura do comércio a partir de domingo.
Novo decreto que será publicado ainda nesta sexta-feira (11/6) flexibiliza o funcionamento e autoriza a abertura de várias atividades em Dourados, incluindo aqueles considerados não essenciais pelo Governo do Estado.
Mesmo ainda na bandeira cinza do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), o município usou os 14 dias de lockdown, que termina amanhã, para justificar a retomada desses setores e deixar de seguir a determinação estadual.
A medida já começa a valer a partir de domingo (13/6).
Conforme apurado pelo Dourados News, o comércio em geral poderá abrir as portas e atender de forma presencial. Pelo decreto estadual, essa pratica está impossibilitada nas outras 42 cidades em ‘bandeira cinza’, como Dourados.
O toque de recolher deve atender o Prosseguir, ocorrendo às 20h.
Neste sábado, todos os segmentos impedidos por conta do ‘fecha-tudo’, continuam sem poder funcionar.
A exceção são bares, restaurantes e lanchonetes que atendem pelo delivery de comidas prontas, liberados durante todo o dia. Antes, o horário limite era 21h.
Lockdown
Dourados vive o pior momento desde o início da pandemia. Além do alto número de casos e mortes, a saúde pública não possui mais leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis para atender a demanda da região.
O fato fez com que o prefeito Alan Guedes (PP) publicasse o Decreto 400 em 28 de maio, determinando o ‘fecha-tudo’ na cidade por 14 dias a contar do dia 30. Desde então, apenas supermercados, padarias, açougues, farmácias e postos de gasolina estão autorizados a funcionar presencialmente.
O estrangulamento da saúde afetou também outros municípios de Mato Grosso do Sul.
Com o Estado ‘exportando’ pacientes e pintado de cinza – a pior bandeira do Prosseguir -, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou ontem (10) várias medidas restritivas para começar a partir de 13 de junho, entre elas o não funcionamento do comércio geral de forma presencial e a proibição da venda de bebidas alcoólicas para consumo nos estabelecimentos, confira aqui.
Porém, a maior e mais populosa cidade do interior não seguirá as recomendações por já ter tomado ações restritivas anteriormente.
Pandemia
Conforme os dados divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde, 22 pacientes estavam na fila de espera por vagas de UTI nos hospitais de Dourados.
Pela manhã, o Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus divulgou boletim epidemiológico apontando para 153 novos casos da doença e três mortes.
Ao todo, 34.296 douradenses já foram infectados pela doença e outros 559 perderam a batalha para a Covid-19.
Do total de pessoas que contraíram o vírus, 31.111 são considerados recuperados e 2.504 cumprem isolamento domiciliar. Já 174 estão internados em enfermaria e UTI’s.
douradosnews.