Atenção primária realiza mais de 7 mil atendimentos em Dourados, mesmo na pandemia.


Fundação de Saúde enviou sete pacientes para tratamento em Rondônia, por falta de UTIs em Dourados

A atenção primária de Saúde de Dourados realizou 7.128 atendimentos apenas nas UBS (Unidade Básica de Saúde) durante os primeiros 10 dias de lockdown. Já os atendimentos para casos de Covid-10, estão sendo direcionados para o PAM (Posto de Assistência Médica) e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que atuam como retaguarda para o HV (Hospital da Vida).

A UPA atendeu no período de 10 dias cerca de 117 adultos e 36 crianças, dos quais 65 foram no setor Covid da unidade. No meio da semana havia seis desses pacientes na área vermelha e 16 na área amarela, em que 11 estavam positivos e oito aguardando resultado para verificar a existência da doença. Na quarta-feira (9) quatro pacientes da área vermelha foram transferidos para São Bernardo do Campo, em São Paulo, em busca de um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponível.

Já no PAM, foram registradas 831 consultas nos atendimentos relativos à Covid, das quais foram colhidos 637 exames RT-PCR, o mais confiável na identificação da doença. Já no bloco verde, em que são realizados atendimentos clínicos, foram identificadas 192 consultas médicas.

O diretor-presidente da Funsaud (Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados), Jairo José de Lima, explica que as unidades que estão voltadas para o atendimento de saúde acabam, por vezes, ainda realizando outros atendimentos. “Temos buscado atender nesses pontos apenas casos de Covid-19, mas algumas pessoas acabam buscando assistência médica e nós recebemos e cuidamos deste paciente”, aponta.

Já o Hospital da Vida, que mantém atendimentos das demais patologias, atendeu 574 pacientes, com 92 internações e 150 altas neste período. Já no setor Covid, foram registradas 14 internações e 12 altas médicas, conclui o relatório da Fundação, divulgado via assessoria de comunicação da Prefeitura.

 

douranews.



COMENTÁRIOS