Inspetor Cabral pede por filhos de mulheres vítimas de violência

Vereador protocola ofício na Prefeitura cobrando aplicação de lei

ASSESSORIA


Inspetor Cabral protocola ofício na Prefeitura - (Foto: Divulgação)

O vereador Inspetor Cabral (PSD) protocolou, nesta quinta-feira (23), um ofício na Prefeitura de Dourados destinado aos secretários João Alcântara Filho, responsável pela Segov (Secretaria municipal de Governo e Gestão Estratégica), e José Vicente Tardivo, titular da Semed (Secretaria municipal de Educação). No documento, Cabral solicitou a implementação efetiva da Lei 13.882, de 8 de outubro de 2019, que assegura prioridade de matrícula aos dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em escolas próximas de suas residências.

O vereador destacou a importância da regulamentação local da legislação para proporcionar suporte e segurança às famílias em situação de vulnerabilidade. Entre os pedidos incluídos no ofício, estão a regulamentação da lei em âmbito municipal, garantindo sua aplicação prática; criação de procedimentos administrativos que facilitem o acesso à matrícula ou transferência dos dependentes das mulheres atendidas, conforme previsto na legislação federal; e a articulação intersetorial entre as secretarias de Governo, Saúde e Educação para assegurar o cumprimento dos direitos previstos na norma.

 
“Recebi no meu gabinete a queixa de uma mãe que não conseguiu garantir esse direito em uma das escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) e conseguimos ajudar para que ela efetuasse a matrícula. Agora estamos pedindo que a informação seja amplamente divulgada e que o direito dessas mulheres seja garantido", explica o vereador.

A lei é um instrumento fundamental para proteger as mulheres vítimas de violência e garantir um futuro mais digno para seus dependentes. “Estamos aqui para fiscalizar, propor e lutar pelos direitos dos cidadãos”, concluiu Cabral.

O vereador se colocou à disposição dos secretários para contribuir com as ações necessárias para viabilizar a aplicação da lei em Dourados, reafirmando o compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e seus dependentes.



COMENTÁRIOS