Avançam obras da ‘Nova’ Casa Paraguaia de Dourados

Estrutura está sendo reformulada com investimentos do governo do Estado no valor de R$ 1,8 milhão, viabilizados pelo deputado Geraldo Resende

FOLHA DE DOURADOS


As obras de revitalização da Casa Paraguaia, como é conhecida a sede da Associação da Colônia Paraguaia de Dourados, que tiveram início em julho deste ano, prosseguem em ritmo normal e entram em nova fase. Essa semana, começou a ser colocada a estrutura de pré-moldados, que na prática permite a ampliação da área construída e da formatação de uma nova fachada. Também está sendo implantado um novo piso em toda a área do salão de festas.

Celino Ramos Ximenez, presidente da entidade, disse que a expectativa é que a obra seja concluída no ano que vem, permitindo que o Dia do Povo Paraguaio, comemorado em 14 de maio, seja realizado já na “nova” Casa Paraguaia em Dourados.

“Os repasses do governo do Estado estão acontecendo dentro do cronograma, então, acreditamos que não haverá atrasos na obra”, afirma o tesoureiro da entidade, Sérgio Lemes da Rosa.

O prazo contratual de construção é de 12 meses, ou seja, a obra deverá ser entregue em julho de 2025, porém deverá acontecer, de acordo com a expectativa da diretoria, cerca de dois meses antes.

Os investimentos, no valor de R$ 1,8 milhão, são oriundos do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e foram articulados pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS), ainda no período em que era secretário estadual de Saúde.

Geraldo Resende lembra ter participado da inauguração da Casa Paraguaia de Campo Grande, também revitalizada pelo Governo do Estado. Durante o evento, o deputado pediu ao então governador que destinasse a mesma ação para Dourados, no que foi prontamente atendido.

Com o objetivo de modernizar a estrutura atual da sede da Casa Paraguaia, que perdurou por mais de 20 anos, as obras vão resultar numa fachada totalmente atual, e espaços mais amplos e adequados para atividades de caráter cultural e comemorativo.

 “Não será somente a fachada que terá um visual completamente novo. Internamente, a estrutura será reformulada para garantir uma maior funcionalidade à nossa Casa. Será um marco histórico e fator de agregação da colônia paraguaia radicada aqui em Dourados”, afirma o presidente Celino Ximenes.

As obras envolvem as seguintes reformas: cobertura, banheiros masculino e feminino, cozinha, bar e área da churrasqueira, piso, forro e revestimento. O camarim também está sendo reformado e um novo banheiro, com acessibilidade, está sendo construído.

O salão de festas, que até então era um barracão com as laterais abertas, será fechado, e um novo mezanino, com área administrativa, será implantado. Um acesso com bilheterias será edificado, bem como haverá  reforma geral de pisos e revestimentos, além de implantação de paisagismo e de estacionamento.



COMENTÁRIOS