Mulheres ganham força na 'briga' pela Prefeitura de Dourados

Novos acordos são firmados e outros desmanchados para 2026

DOURANEWS


O PSDB e o PP recorreram às mulheres para a formação da chapa majoritária na disputa da Prefeitura de Dourados nas eleições deste ano. O mais ousado foram os tucanos, que, para isso, desmontaram a chapa própria que vinha sendo construída no Município pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. A reação, embora negada a coincidência, foi imediata: o PP da senadora Tereza Cristina pagou com a mesma moeda. De olho em 2026!

O Partido Liberal (PL) repetirá nas eleições do dia 6 de outubro em Dourados a parceria feita para a Prefeitura de Campo Grande, onde o líder maior do PSDB, ex-governador Reinaldo Azambuja, valendo-se da oportuna aproximação com Bolsonaro e o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, trouxe a policial militar Neidy para ser vice na chapa do deputado tucano Beto Pereira e em Dourados, com a indicação da esposa do deputado federal Rodolfo Nogueira, Gianni Nogueira, para vice do ex-deputado estadual Marçal Filho.

 
A retirada de Gianni do jogo, embora sob protestos velados e alguns até públicos de ‘bolsonaristas incontidos’, foi determinada pelo líder nacional do projeto 2026. ˜Queremos eleger senadores em 2026˜, sentenciou o ex-presidente do Brasil, sepultando as iniciativas locais de fortalecimento do partido. “Quem sai forte é o PL e o presidente Bolsonaro que vai voltar em 2026”, propagandeou o deputado Rodolfo Nogueira. “A mulher não é fraca não, bastou uma hora de conversa com ela pra perceber que tem bagagem”, já disse ao Douranews o empolgado Sergio de Paula, o homem forte do ex-governador Reinaldo nas investidas tucanas pelos municípios de Mato Grosso do Sul.

O Douranews acompanhou o enredo

Solução caseira

Ato contínuo da infindável disputa pela escolha dos vices, o prefeito-candidato a reeleição recorreu a uma solução caseira e, mais do que isso, foi ao encontro do ex-coordenador de campanha nas eleições de 2020, o articulado ex-vereador Carlinhos Cantor, que comanda o minúsculo Avante no Município, para emprestar das fileiras da legenda uma servidora dos quadros da própria Prefeitura. 

“Trazendo uma visão como servidora pública, como mulher, como empreendedora, como produtora rural, quero trabalhar para ajudar o Alan a melhorar o nosso lar, que é Dourados. Aqui eu tenho raízes fortes e, se a gente quer mudança, tem que entrar nos desafios pra valer˜, definiu filha do juiz de direito aposentado, Tenir Miranda, servidora pública efetiva da Prefeitura desde 2019, Keila Miranda, que, aos 43 anos, vai estreiar na política. Ela é casada com o médico veterinário Gustavo Cardiga, ligado ao setor do agronegócio e mãe do Heitor, de um ano e quatro meses. 

Alan Guedes confirmou ao Douranews a intercessão da senadora Tereza Cristina na escolha, mas nega que a chapa tucana com uma mulher tenha sido motivação para isso: “A gente já havia decidido antes”, na manhã de quinta-feira, enquanto eles [referindo-se ao comando tucano-liberal], “só definiram no finalzinho da tarde de quinta-feira, depois de muitas reuniões”, alfinetou.

Veja aqui o que pensa Alan Guedes de tudo isso

As alianças



COMENTÁRIOS