Dourados
Humberto Teixeira Jr é pré-candidato a prefeito de Dourados e fala sobre os rumos da articulação política na cidade
Aos 57 anos, Humberto Teixeira Jr retorna à política de Dourados e em entrevista, conta um pouco da sua motivação para liderar o PDR na cidade e para colocar seu nome como pré-candidato à prefeito de Dourados.
MARIANA ROCHA
Em 2024, o Partido da Renovação Democrática , o PRD, vai apoiar o nome de Humberto Teixeira Jr para pré-candidatura à Prefeitura de Dourados, Humberto Teixeira Jr é filho do ex- prefeito de Dourados Humberto Teixeira, prefeito entre os anos de 1993 e 1996, um político que contribuiu, de forma decisiva, para o desenvolvimento habitacional da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul e que também foi deputado estadual por dois mandatos.
Aos 57 anos, Humberto Teixeira Jr retorna à política de Dourados e em entrevista, conta um pouco da sua motivação para liderar o PDR na cidade e para colocar seu nome como pré-candidato à prefeito de Dourados.
Participação dos distritos, malha asfáltica, redução da máquina pública foram alguns dos assuntos da entrevista. Confira:
Humberto Teixeira Jr, depois de 15 anos afastado, o que te traz de volta à política e como o PRD vai fazer parte das eleições municipais de 2024?
Olha, Mariana, eu retorno com muita sinceridade e coerência. Entrei na política há mais de 30 anos, primeiro, fazendo campanhas ao lado do meu pai, depois, fui para o legislativo de Dourados, sei que fizemos um trabalho importante, como quando adquirimos o prédio da câmara e estruturamos os gabinetes. Erros foram cometidos e nós, sem dúvida nenhuma, pagamos por nossos erros. Aprendi nos últimos 15 anos que Deus transforma e que ninguém deve desistir da própria história, retorno ao cenário político com a vontade de debater o futuro e destino de Dourados. O PRD é um partido jovem, fundado em outubro de 2023, resultado da fusão do Patriota e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O PTB foi uma sigla muito importante para o Brasil, um de seus nomes mais expressivos ao longo da história, foi do Ex-presidente Getúlio Vargas, em Dourados, são mais de 3 mil pessoas filiadas ao PTB, agora, com a fusão, agora, como PRD, queremos reencontrá-las. Em 2024 o estimado ex-senador Delcídio do Amaral, pré-candidato a Prefeito de Corumbá, me convidou para compor o PRD e liderá-lo aqui em Dourados, ele me disse que seria uma oportunidade para construir uma pré-candidatura à prefeitura e disputar a opinião pública, então, coloquei meu nome à disposição, mas se qualquer outro membro quiser também colocar seu nome, ficarei muito feliz, afinal, precisamos de debate de idéias.
Humberto Teixeira Jr, você já adiantou que o PRD vai ter uma chapa de pré-candidatos a vereadores, como será essa chapa?
Ninguém chega a lugar nenhum sozinho, minha prioridade foi montar uma chapa plural e competitiva, para disputar por até duas vagas na Câmara Municipal de Dourados, são líderes comunitários, empresários, pessoas que vivem o dia a dia dos trabalhadores de Dourados. O PRD já começa com um grupo bacana de pré-candidaturas. Somos contra a censura nas redes sociais, defendemos a liberdade de expressão e queremos que as pessoas olhem o PRD como um partido que surge como alternativa, uma terceira via que conhece muito bem a cidade. Estou honrado em ser o Presidente do PRD de Dourados e de caminhar ao lado destas pessoas.
Agora, vamos falar um pouco do legislativo. Como o Sr avalia a atual situação da reforma da Câmara Municipal de Dourados?
O tempo passou e o que estamos assistindo é uma Câmara de vereadores que retrocedeu e não é tão transparente mais. Explico. Quando eu era presidente da Casa de Leis de Dourados, uma das nossas prioridades era que as pessoas participassem do parlamento, tínhamos sessões itinerantes nos distritos, realizamos as reuniões ordinárias lá, para que as pessoas pudessem participar. Além disso, eu mesmo defendi que os assuntos que afetassem diretamente a vida das pessoas deveriam ter audiências públicas . Agora, em Dourados, o presidente da câmara erra, ele deveria ter chamado uma discussão pública e devo dizer que ainda está em tempo. Chamar uma audiência pública seria a melhor forma de esclarecer o que está acontecendo e saber do povo se concordam com essa reforma milionária a preço de prédio novo. Outro ponto que eu preciso dizer, a tribuna da Câmara não é local de desabafo pessoal e me espanta ter que falar isso, mas os problemas partidários e de cunho pessoal devem ser resolvidos e discutidos fora do palácio do Jaguaribe.
Agora, sobre Dourados, o fato é que a malha asfáltica tem sido um dos maiores motivos de reclamação da população, além disso, o trânsito de Dourados está cada vez mais perigoso, todos os dias, pessoas perdem suas vidas ou ficam gravemente feridas. Humberto Teixeira Jr, qual sua opinião sobre?
É vergonhoso! Em Dourados, esse “tapa buracos” é dinheiro jogado fora. Só presta mesmo se for algo emergencial, mas, infelizmente, durante a maior parte da gestão parece que trataram isso como “solução”. É vergonhoso. Dourados gasta muito mal neste ponto, acredito que os esforços deveriam ser para reativar a usina de asfalto a quente para Dourados criada no tempo do ex-prefeito Braz Melo. A redução de custo é significativa, gera empregos e a entrega do serviço final tem muito mais qualidade. Já o trânsito, realmente, o atual prefeito disse que chamaria pessoas técnicas, que seria uma gestão com pessoas que conhecem a situação, mas o resumo é que os acidentes aumentaram, temos um trânsito caótico e não utilizamos o efetivo de servidores da Agência de Trânsito para melhorar o fluxo e nas poucas vezes que vejo os “amarelinhos” na via, não estão em locais estratégicos. Pra mim, o trânsito de Dourados atualmente tem uma liderança muito ruim. Sem falar na palhaçada dos radares, né? Dinheiro jogado fora e não importa quem pagou, se foi estado ou município, o que importa é que a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul não tem comando nem para instalar redutores de velocidade. Hoje, com os aparelhos desligados, quem vem de fora não sabe, muitas vezes reduz a velocidade e corremos o risco de acidentes causados pela incompetência do poder público.
Humberto Teixeira Jr. você falou sobre a participação da Câmara de Vereadores nos distritos e agora sobre eles, qual sua proposta, como Pré-candidato a prefeito, para melhor participação dos distritos na gestão municipal?
Como pré-candidato a Prefeito, defendo que os moradores da Formosa, do Guassu, de Indápolis, de Itahum, do Panambi, da Picadinha, da Vila São Pedro e da Vila Vargas, tenham participação ativa na gestão. A começar pela transição de governo. Faz tempo que as trocas de comando estão esquecendo dos distritos. Como pré-candidato a Prefeito, quero propor um Grupo de Trabalho com estrutura de representação dos distritos, um espaço colegiado, em parceria com a União Douradense de Associações de Moradores (UDAM) que deverá se reunir periodicamente com secretariado, para que os próprios moradores do distrito tragam os problemas e pensem conosco as soluções. Chega, não dá mais para tratar o distrito com indiferença, como tenho visto nos últimos anos. As raízes da nossa cidade também estão fixadas lá!
Agora, por fim, você será Pré-candidato a prefeito pelo PRD, além do trânsito, dos distritos, o que mais você pretende defender durante sua pré-campanha?
Depois dessa gestão, algo que ficou muito claro para mim é que precisamos de um nome capaz de conciliar a política com a formação de uma equipe técnica, para buscar equilíbrio. Não adianta ter gente que se diz técnica, se essas pessoas não têm capacidade política de dialogar com vereadores, sem intimidá-los, construindo assim, pontes, afinal, os vereadores podem ajudar uma gestão a ser mais eficiente, na medida em que fiscalizam e indicam o que pode ser melhorado. Outro ponto é que eu sugiro a diminuição do número de secretarias na prefeitura de Dourados, algumas pastas devem ser tratadas como departamento, não há necessidade de tantos cargos, mas sim de planejamento e maior contato com as pessoas.

Humberto Teixeira Jr apontando para o prédio da Prefeitura de Dourados, construída durante a gestão de seu pai Humberto Teixeira. Foto: Larissa Pedrozo
COMENTÁRIOS
LEIA MAIS
PUBLICIDADE





PRIMEIRA PÁGINA
PUBLICIDADE
