Dourados
Ecossistema de Inovação mobiliza aldeias em Dourados
Levar água a todas as torneiras foi o desafio do Sebrae
ASSESSORIA
Com o objetivo de estimular o protagonismo de jovens indígenas por meio da inovação e do empreendedorismo, o Ecossistema de Inovação de Dourados promoveu, sexta-feira (16) passada, o evento Trilha de Inovação – Projeto Arandu Roky (Nascendo Ideias). Realizada na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, na Aldeia Jaguapiru, a maratona reuniu cerca de 400 participantes, que apresentaram soluções para desafios enfrentados na própria comunidade, em Dourados.
O desafio proposto aos jovens foi desenvolver soluções para “levar água a todas as torneiras” das aldeias Jaguapiru e Bororó, localizadas no município. Para isso, foram formados 12 grupos de estudantes das escolas Estadual Intercultural Indígena Guateka Marçal de Souza e Municipal Indígena Tengatuí Marangatu. A iniciativa, promovida pelo Ecossistema de Inovação de Dourados, do qual o Sebrae/MS é membro ativo, contou com apoio institucional do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect-MS).
“Levar água a todas as torneiras”
De acordo com o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Ricardo Senna, o evento exemplificou a aplicação prática de políticas públicas de inovação inclusiva. “O mapeamento e a consolidação dos ecossistemas de inovação fazem parte do tripé Ciência, Tecnologia e Inovação, um dos objetivos estratégicos do Planejamento do Governo do Estado. Projetos como este promovem inovação inclusiva ao abordar problemas reais das comunidades, como a falta de água nas aldeias de Dourados. Com isso, promovemos o empoderamento da população, incentivando-a a buscar soluções para seus próprios desafios”, disse Senna.
O Sebrae/MS levou ao evento mentores que atuam em diversos municípios do estado, conectando conhecimento, tecnologia e cultura. Para o gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Marcus Faria, a maratona foi uma oportunidade de transformação:
“A trilha de inovação possibilitou que os jovens indígenas se vissem como protagonistas. O contato com profissionais que percorrem o estado e o país em busca de novidades tecnológicas ajuda a ampliar horizontes e a perceber que existem alternativas para melhorar o cotidiano. Projetos contínuos como este têm o potencial de transformar realidades”, afirmou.
Os grupos usaram uma metodologia do Sebrae focada em soluções inovadoras, com apoio de mentores de diversas instituições. Além disso, durante a maratona, articularam inovação com saberes tradicionais e a vivência indígena, identificando obstáculos, propondo soluções viáveis e etapas para sua implementação e expansão. Ao final, os melhores trabalhos foram reconhecidos.
Entre as ideias apresentadas, estavam: preservação de nascentes, conscientização sobre o uso da água, construção de cisternas para captar água da chuva, perfuração de poços artesianos e instalação de novos encanamentos. A evolução das propostas ao longo do dia emocionou os organizadores.
“Foi muito gratificante ver os jovens tão envolvidos e buscando gerar impacto social. As equipes apresentaram ideias baseadas na realidade que vivenciam”, pontuou a professora Jane Mendonça, representante da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no Ecossistema de Inovação.
A partir da análise da banca julgadora, os três vencedores foram: 1º lugar – “GTK”, premiado com uma viagem para a Campus Party, Festival de Tecnologia, Ciência e Inovação, em Brasília; 2º lugar – “Ikuã”, premiado com caixas de som; e 3º lugar – “Reavivar Nascentes”, premiado com kits escolares.
Representante do grupo vencedor, o estudante Kleuber Amarilha avaliou a experiência como desafiadora e enriquecedora. “Tivemos que refletir sobre o tema, entender o contexto da nossa comunidade e pensar em soluções viáveis. Aos poucos, conseguimos estruturar nossa proposta e apresentar uma alternativa para o problema da falta de água”, relatou.
Saiba mais sobre as iniciativas realizadas pelo Sebrae em ms.sebrae.com.br ou pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800
COMENTÁRIOS



PRIMEIRA PÁGINA
