Obra do Hospital de Amor lançada em Dourados tem previsão de ser concluída em dois anos


Lançada na manhã desta quarta-feira (19), em Dourados, a construção do Hospital de Amor deve ficar pronta em dois anos, na MS-162. A informação é da diretoria da Sicredi Centro Sul MS- instituição financeira cooperativa- que investirá R$ 8 mi na obra. Autoridades, apoiadores, profissionais de saúde, entre outros, participaram da solenidade de lançamento.
Paulo Roberto Neves, presidente da Sicredi Centro- Sul MS, destacou o “sonho” sendo realizado, não só da instituição, mas de muitas pessoas envolvidas nesse trabalho, o qual vai impactar positivamente para a saúde douradense. Ele destacou que no máximo no início do ano, a obra deve começar e a previsão é que leve dois anos, sendo que no decorrer da mesma, outros valores devem ser encaminhados.  


“Estamos investindo esse valor, mas vale destacar ações colaborativas.  Esse sonho tem toda uma etapa anterior, construída junto também com os Apoiadores do Hospital de Amor, em várias localidades, que correm atrás para levantar recursos para o Hospital. Nós por meio de assembleia destinamos esse valor, mas claro que a obra vai requerer mais e aí sim vamos aportar conforme o custo da obra e sabemos que essa ação vai trazer um alento muito maior para os cidadãos que precisarem de tratamento”, disse.   

O médico responsável pela Unidade de Prevenção do Hospital de Amor no Brasil, Raphael Haikel, disse que a unidade vem para mudar a história do câncer na região. Ele frisou os vários tipos de procedimentos que poderão ser realizados atendendo a macrorregião de Dourados e disse que os casos mais complexos continuarão sendo atendidos em Barretos. 
“Tanto do câncer de mama, câncer de colo de útero e câncer de pele também que rapidamente nós vamos iniciar terão os atendimentos localmente. Nós vamos iniciar cirurgia de pequeno e médio porte, a mulher entra de manhã, faz o procedimento e a tarde está em casa. A ideia desse trabalho é ganhar a luta contra o câncer, então esse princípio, diagnóstico mais rápido, priorizar que consiga tratar aqui e na região, se for um tratamento mais complexo, aí sim será encaminhado para a unidade de Barretos”, citou.  

 
O hospital terá atendimento 100% via SUS tanto para prevenção e diagnóstico quanto para tratamento e reabilitação de mulheres com câncer, com previsão de uma média de 300 atendimentos diários. A nova unidade também estará equipada com um mamógrafo com estereotaxia, ultrassom, colposcópio, tomógrafo, ressonância magnética além de um centro cirúrgico completo para cirurgias de mama, de colo de útero e de pele.


O prefeito Alan Guedes enalteceu o envolvimento da sociedade na ação, destacou que o poder público apoiará no que for possível e destacou “dia histórico para Dourados”.  O custeio das atividades contará com suporte do município, segundo informou. 

“Nosso papel como poder público é estar apoiando. Tudo isso terá um impacto formidável para toda rede de saúde pública da região sul de MS, e tenho certeza que estamos vivendo hoje um dia histórico. O município vai fazer o financiamento de custeio para as atividades do dia a dia, no trabalho dos profissionais”, destacou ao enaltecer ainda o apoio de Lídio Guerra, empresário que doou o terreno, do deputado federal Rodolfo Nogueira, que destinou emenda de R$ 1 mi para o HA e ainda Delcídio do Amaral por ações anteriores, do Sicredi e de outros envolvidos. 

O empresário Lídio Guerra que doou a área para a construção da unidade, relembrou que foi há cinco anos em média, foi consultado sobre a possibilidade de ceder o local (25 mil metros quadrados) para o HA e se sentiu feliz em fazê-lo.

“É uma causa social e humana, tanto para família como para os pacientes, acho que o fato de estar próximo as pessoas que se ama nesse processo acelera até mesmo a cura da pessoa”, disse. 
 

douradosnews

 Gizele Almeida



COMENTÁRIOS